Escolha uma Página

Como fazer pasta de papel!

A pedido de muitas famílias, vamos ensinar como fazemos a nossa pasta de papel a partir de caixas de ovos. Vão adorar, pois podem dar largas à vossa imaginação e criar peças lindas! 

Materiais:

  • Caixas de ovos
  • Água
  • Cola branca (podem fazer em casa com farinha de trigo, água e vinagre)

Retirar os rótulos e desfazer as caixas de ovos aos bocados para uma taça. Deitar àgua quente e deixar de molho cerca de 10 horas (normalmente deixamos até ao dia seguinte ou mesmo dois dias se não conseguir fazer logo).

Escorrer a água e triturar (nós usamos a bimby) até ficar uma papa. No final espremer o excesso de água e juntem um bom bocado da cola branca e voltem a  triturar. Está pronta a pasta de papel e agora é usar a imaginação. Usem peças que tenham em casa como molde, por exemplo, taças. Ou podem fazer a estrutura de um boneco e forrar com a pasta. Nós fizemos um cone com cartão para o corpo e uma bola com jornais para a cabeça, juntámos com fita cola e forrámos com a pasta de papel. Depois pintámos com uma base branca e de seguidas as cores. A pasta demora no mínimo um dia inteiro a secar.

Cola branca feita em casa:

  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 chávenas de água
  • 1 colher de sopa de vinagre

Numa panela ferver uma chávena e meia de água e à parte dissolver a farinha com a restante àgua, ainda fria. Junte esta mistura à água a ferver, baixe o lume e mexa cerca de 10 minutos. Tire do lume, junte o vinagre (que tem um papel antifúngico) e triture com a varinha. Guarde a cola num frasco de vidro no frigorífico. Dura cerca de 15 dias.

Na próxima publicação vamos ensinar a fazer argolas de guardanapo para o Dia da Mãe! Fiquem atentos!

Um beijinho e um dia Bom!

Filipa

Share This